segunda-feira, 14 de maio de 2012

TELÔMEROS, TELOMERASE E A OVELHA DOLLY!




BOM DIA GALERA!! Hoje abordaremos um tema importantíssimo no assunto de envelhecimento genético: os telômeros! Apreciem sem moderação!

Os telômeros apresentam importância imensurável no processo de envelhecimento. Essas estruturas estão localizadas nas pontas dos cromossomos e impedem que esses cromossomos sejam danificados ao longo das divisões celulares e que o genoma permaneça íntegro. Para que uma célula permanece se dividindo e não envelheça, é necessário que estes telômeros sejam longos o bastante para suportar sucessivos desgastes e encurtamentos nas divisões celulares. O tamanho dos telômeros é algo determinado geneticamente.



Estruturalmente, os telômeros são compostos por centenas de repetições de DNA, que em uma fita apresentam sequencia 5’-GGGGTT- 3’, e 5’- CCCCAA-3’ na outra (fita complementar)d. As extremidades das fitas curtas podem enovelar sobre si mesmo formando uma estrutura em forma de Loop, essencial para o funcionamento adequado do telômero e sua conservação.  Diversas enzimas garantem esse bom funcionamento dos telômeros, dentre elas a TRF1, a TRF2, a POT1, e a TIN2, porem há uma enzima em particular que apresenta destaque quando o assunto é envelhecimento, que é a telomerase. Essa enzima ribonucleoproteica pertence a classe das DNA polimerases e possui função de repor telômeros na extremidade dos cromossomos, estabilizando o comprimento dos telômeros.

O modo de atuação da telomerase é um assunto de extrema relevância no assunto de envelhecimento, pois a sua manipulação pode ser usado para diminuir o desgaste dos telômeros. A telomerase apresenta uma parte protéica e uma parte composta composta por uma molécula de RNA com nucleotídeos complementares aos dos telômeros em que atuarão. Quando a telomerase se encontra com o telômero, ocorre o pareamento da fita complementar da telomerase com a fita base do telômero. Esse encaixe serva para que, a medida que a telomerase se desloque sobre o telômeros, novas sequencias de nucleotídeos teloméricas sejam adicionadas aos telômeros, repondo assim a camada protetora dos cromossomos.  Muitas células apresentam o gene produtor dessa enzima na forma inativa e portanto apresentam uma vida reprodutiva curta. Células que apresentam grandes quantidades de telomerase apresentam uma vida útil maior e um envelhecimento mais devagar.

A teoria que põe os telômeros como “relógios molecular das células, embora seja recente, já apresenta confirmação cientifica baseado em diversas experimentos.  Um dos experimentos que mais esclareceu a importância dos telômeros no envelhecimento, foi a clonagem da ovelha Dolly.  As células utilizadas para a clonagem foram obtidas a partir da glândula mamaria  de uma ovelha adulta, o que implica que os telômeros dessas células eram menores devido ao desgaste dos ciclos reprodutivos anteriores. A ovelha Dolly ao longo da sua vida, apresentou sintomas de envelhecimento precoce. Dolly sofria de artrite de joelho e quadril na perna direita e apos apenas 6 anos de vida morreu devido a uma doença crônica e degenerativa nos pulmões. Esse experimento se mostrou muito revelador no assunto de telômeros, pois foi um dos primeiros a mostrar de fato a relação entre telômeros curtos e o envelhecimento precoce.

Os telômeros têm ajudado bastante a esclarecer melhor o processo de envelhecimento. Imagino que num futuro próximo, a manipulação dessas estruturas e das enzimas que a auxiliam servirão para oferecer para a população um envelhecimento mais tardio das células.
 Postado por Artur Burle

http://www.bioetica.ufrgs.br/dolly.htm

http://genetica.ufcspa.edu.br/Telomerase.pdf

http://medicina.med.up.pt/bcm/trabalhos/2006/semtelomeroseimortalizacao.pdf

http://cienciahoje.uol.com.br/banco-de-

imagens/lg/protected/ch/229/telomeros.pdf/view [PDF]

4 comentários:

  1. Parabéns Artur, muito bom, serviu para os meus objetivos.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Muito bem! Incrível as estruturas deste mundo ''mecânico'' microscópico. será que poderemos futuramente sermos imortais?

    ResponderExcluir
  4. 14 de maio de 2012... e continua atual!!!...

    ResponderExcluir