domingo, 27 de maio de 2012

Agentes Antioxidantes e a Alimentação


Oi,oi!
Hoje, falaremos sobre as substâncias antioxidantes. Mas como entender um antioxidante, sem saber o que é uma molécula oxidante? Foi pensando nisso, que está tudo explicadinho para vocês na aba de Metabólitos, lá em cima... Por isso, que tal dar uma passadinha lá antes de continuar aqui? Eu ficarei te esperando, viu?


Agora que você já está bem situado, e já pôde entender o que são os radicais livres, como eles são formadas e os efeitos para o organismo – sejam bons ou ruins – já podemos aprender sobre os antioxidantes...
Na legenda: "Antioxidante expulsa os radicais livres"
O importante é que, a partir de sua ação, essas moléculas impedem os radicais livres de oxidarem membranas e outras estruturas, o que atrapalha a exerção de suas funções biológicas, acelerarando o envelhecimento.
Os agentes antioxidantes podem ser classificados quanto a forma que impedem a oxidação dos componentes celulares: primários, espécies aromáticas que doam átomos de hidrogênio; sinergistas, que amplificam as ações dos primários; removedores de oxigênio, substâncias que estabelecem ligações estáveis com o oxigênio do meio; agentes quelantes, metais que promovem a doação de elétrons; biológicos, que podem ser enzimas que catalisam reações que têm as espécies reativas do oxigenio como substrato; e mistos. Existe ainda a classificação quanto a solubilidade dos compostos, assim, eles podem ser liposolúveis, auxiliando na proteção às membranas lipoproteicas, ou hidrossolúveis, protegendo as estruturas solúveis no citossol. Há também a classificação em composto enzimáticos e não-enzimáticos.
Peroxissomos
Como você leu no post de Radicais Livres, existe um equilíbrio entre os níveis de substâncias oxidantes e antioxidantes produzidos pelo próprio corpo, o  qual garante que os benefícios daquelas supere seus possíveis malefícios. Assim, as moléculas antioxidantes devem ser produzidas na medida certa, e isso é realizado por algumas organelas. Uma delas é o peroxissomo, uma organela circular que contém várias enzimas (alguns antioxidantes são enzimas), incluindo a catalase, que catalisa a seguinte reação:
                H2O2 + H2O2 →  O2 + 2H2O   
Outra reação que ocorre no organismo de ação protetora e antioxidante com ação da enzima GPx é:
             2GSH + H2O2→ GSSG + 2H2O  2 H2O2 → 2 H2O + O2.
Contudo, quando ocorre estresse oxidativo, caracterizado    pelo aumento na produção de radicais livres e ou insuficiência na produção de antioxidantes, o corpo não consegue mais controlar a oxidação indesejada. Aí entra a importância de uma boa alimentação, já que os alimentos também são fontes de agentes antioxidantes. Na tabela abaixo estão representados alguns agentes antioxidantes.
 
Logo, uma alimentação balanceada é muito importante para se combater o envelhecimento precoce porque fornece ao corpo agentes antioxidantes.







Postado por: Fernanda Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário