terça-feira, 15 de maio de 2012

Envelhecimento das cartilagens e articulações



            Olá pessoal! Vamos falar nesse post de um assunto muito importante, o envelhecimento das cartilagens e articulações, que causam as doenças mais comuns na velhice. Quem afinal nunca viu um idoso de muleta?
            Serão tratadas de dois tipos de articulação: as cartilaginosas e as sinoviais. Em ambas, a cartilagem articular é essencial para seu bom funcionamento, seja formando a articulação propriamente dita, seja revestindo os ossos na área articular.
            A cartilagem articular está presente é produto da secreção dos condrócitos, formada por uma matriz extracelular de colágeno II muito hidratada associada a agregados de proteoglicanos, complexos de proteínas mucopolissacarídeo que funcionam como “molas”. O principal tipo de proteoglicano é o agrecano, constituído de um núcleo proteico ao qual se agregam cadeias de condroitina 4 e 6 sulfatadas. É a associação dessas duas estruturas que dá às cartilagens articulares a sua grande capacidade de absorver choques.
            Os condrócitos são responsáveis por reparar as cartilagens articulares, mas essa reparação tem capacidade limitada. Em idosos, essa capacidade é menor ainda porque seus condrócitos sofrem da senescência, efeito do envelhecimento dos telômeros. O envelhecimento da cartilagem leva a uma menor hidratação do colágeno, mas a principal causa dos problemas articulares são as mudanças ocorridas com os proteoglicanos. Os condrócitos passam a produzir menos dessas moléculas e elas perdem a capacidade de formar agregados de grande tamanho molecular por mudanças em sua composição de sulfatos. Com a idade, as cartilagens articulares também se tornam cada vez mais finas.
            Na coluna vertebral há degeneração dos discos intervertebrais, articulações cartilaginosas, com rupturas estruturas grosseiras, frequentemente causando dores na coluna. 
            Em outras articulações mais móveis, principalmente o joelho, uma articulação sinovial. A cartilagem que reveste os ossos internamente a membrana sinovial se deterioram e os ossos entrem em contato e se atritam, causando dor e deterioração do osso. Essas duas patologias comum a pessoas velhas são chamadas de artrite. É importante relacioná-las ao fator ambiental: pessoas que carregam muito peso pressionam as articulações relacionadas a sustentação e podem ter artrite mais cedo.

            É isso aí pessoal, até a próxima!
Postado por Fernando Nóbrega

Nenhum comentário:

Postar um comentário