sábado, 5 de maio de 2012

Envelhecimento da pele


Olá pessoal! Falarei aqui de uma das marcas mais evidentes da idade: o envelhecimento da pele. Como outros tecidos do corpo humano, a pele sofre degradação com o avanço da idade. No entanto, por ser um órgão externo, ela também está exposta ao sol, o que pode intensificar seu envelhecimento.


Hoje em dia é super comum mulheres e até homens correrem atrás de medicamentos, cremes e cirurgias plásticas para retardar o envelhecimento da pele. Não é brincadeira a quantidade de pessoas que perdem autoestima e ficam deprimidas nos primeiros sinais de rugas no rosto. Mas, bioquimicamente falando, como se dá esse processo?
Pessoas jovens e pessoas velhas tem a pele diferenteA pele é o maior órgão do corpo humano, sendo formada superficialmente por uma camada fina de tecido epitelial – a epiderme e profundamente por uma camada mais grossa de tecido conjuntivo – a derme. A derme é formada por poucas células, imersas em uma matriz de fibras de colágeno, fibras elásticas e glicoproteínas que dão sua consistência, elasticidade e garantem sua hidratação. Esses componentes tem vida útil muito longa, o que os torna suscetíveis a envelhecimento molecular.
Representação da pele
A remodelação da matriz extracelular da derme, com degradação de seus componentes, é a causa do envelhecimento da pele, formando rugas e tornando-a menos elástica e hidratada. Essa remodelação pode ocorrer por processos naturais, mas ela é muito intensificada pela exposição a raios ultravioletas. Na remodelação natural, ocorre a degradação das fibras de colágeno tipo I, III e IV, elastina,    fibrilina e frações de oligossacarídeos, responsáveis pela retenção de água. Na remodelação por fotoenvelhecimento, além desses eventos, ainda ocorre a degradação de colágeno tipo VI, responsável pela “ancoragem” da epiderme na derme.
Não está totalmente elucidado como ocorre a degradação dos componentes da matriz da derme por envelhecimento natural. Quanto ao fotoenvelhecimento, acredita-se que os raios ultravioleta causem danos às proteínas com aminoácidos que absorvem essa radiação – cisteína, histidina, fenilanina, tirosina e triptofano. A exposição excessiva ao sol pode, também, causar câncer de pele.
A pele é muito importante para o ser humano como indivíduo, pois é ela que forma a aparência externa de cada um. Aceitar a mudança da pele com a idade e cuidar dela evitando a exposição excessiva ao sol é essencial para a saúde física e psíquica do indivíduo.
 Postado por Fernando H. M. Nóbrega

 Fontes: Molecular aspects of skin ageing por Elizabeth C. Naylor, Rachel E.B. Watson e Michael J. Sherratt
Mechanisms of Photoaging and Chronological Skin Aging por Gary J. Fisher, PhD; Sewon Kang, MD; James Varani, PhD; Zsuzsanna Bata-Csorgo, MD; Yinsheng Wan, PhD; Subhash Datta, PhD; John J Voorhees, MD

Nenhum comentário:

Postar um comentário