domingo, 27 de maio de 2012

Efeitos do envelhecimento na respiração


Olá pessoal! Empolgados por mais informações sobre o envelhecimento tecidual? Hoje falarei sobre o envelhecimento do tecido respiratório.

Existem dois tipos de respiração: uma celular, que ocorre nas mitocôndrias com a oxidação de compostos orgânicos pelo oxigênio e um pulmonar, que é a forma como o corpo obtém esse oxigênio. A respiração pulmonar envolve diversos órgãos condutores e dois órgãos onde acontece a respiração propriamente dita: os pulmões.
Os pulmões são constituídos principalmente por alvéolos, estruturas em forma de saco revestidas por epitélio respiratório que se enchem de ar e permitem que ocorram as trocas gasosas nos capilares sanguíneos que passam em sua superfície. A entrada e saída de ar nesse órgão é regida pelos músculos intercostais e o diafragma, que em conjunto provocam sua expansão.
Os seres humanos produzem novos alvéolos até aproximadamente os 20 anos de idade. Com a idade, o tecido pulmonar começa a se atrofiar e o indivíduo sofre uma diminuição no número de alvéolos e estes ainda se tornam menos vascularizados por capilares. O pulmão também perde elasticidade por causa de uma diminuição da proteína elastina em seus tecidos. Esses fatores mais a mudança na estrutura óssea e o enfraquecimento dos músculos respiratórios contribuem para diminuir a eficiência da respiração.
Graças a esses fatores, pessoas idosas são muito vulneráveis a doenças respiratórias como infecções.
Como prevenção contra essas mudanças que ocorrem com a idade, uma alimentação e exercitação podem ser muito efetivos. No entanto, para ter pulmões saudáveis, o mais importante é não fumar, pois o cigarro destrói o tecido respiratório e pode causar muitas doenças. É isso aí pessoal, até a próxima!
Postado por Fernando H. M. Nóbrega


Nenhum comentário:

Postar um comentário