terça-feira, 15 de maio de 2012

Os radicais livres



        Oi Pessoal, depois de introduzir o assunto a respeito do metabolismo, vou começar a falar de um assunto que é essencial quando se fala em envelhecimento.... O que são radicais livres?
     Os radicais livres são moléculas que, geralmente, apresentam um elétron desemparelhado em sua camada de valência. Devido a essa característica, são moléculas instáveis que tentam se parear com outras moléculas para poder obter os elétrons que lhe faltam. Essas moléculas normalmente se originam de reações de oxi-redução, ou seja, reações em que ocorre uma doação de elétrons de uma espécie para outra. A espécie que recebe elétrons sofre redução e a que doa elétrons sofre oxidação. A marioria dos radicais livres são originados a partir de reduções incompletas do oxigênio, portanto, são chamados, muitas vezes de espécies reativas do metabolismo de oxigênio (ERMO).
       Os radicais livres podem ter origem exógena como a alimentação ou o uso de drogas e endógena, a partir de reações do próprio organismo que fazem parte do seu metabolismo. A maior parte do oxigênio obtido por meio da respiração é consumido na respiração celular (mais de 85%) durante a cadeia de transporte de elétrons. No fim dessa cadeia, a enzima citocromo oxidase retira 1 elétron de cada molécula de citocromo c reduzida e os quatro elétrons são tranferidos para o O2 para formar água.
Reação
O2 + 4e- + 4H+ 2H2O + energia

         No entanto, nem todas as moléculas de O2 que foram para a matriz mitocondrial serão utilizadas para a formação de água, cerca de 2 a 5% delas serão reduzidas nas chamadas espécies reativas do oxigênio. Como o oxigênio recebe somente um elétron de cada vez, ou seja, é reduzido univalentemente, o processo de redução ocorre em etapas que dão origem a ERMOs.
Etapa 1
O2 + e- → O2-
      Nesta etapa, ocorre formação do superóxido ( O2-)

Etapa 2
2O2- + 2O2-H2O2
      Na segunda etapa, catalisada pela enzima superóxido dismutase, ocorre formação de peróxido de hidrogênio (H2O2)

Etapa 3
Fe2+/Cu+ + H2O2 OH• + OH- + Fe3+/Cu2+
      Nesta reação, conhecida como reação de Fenton, o peróxido de hidrogênio reage com íons ferro ou cobre formando o radical hidroxil (OH-) que é o mais reativo se comparado com os formados nas etapas anteriores.
       Dos compostos formados nas reações acima, somente o superóxido e o radical hidroxil contêm um elétron desemparelhado e, portanto, são considerados radicais livres.
     Uma outra reação que pode ocorrer e dar origem ao radical hidroxil é a reação entra peróxido de hidrogênio e superóxido conhecida como reação de Haber-Weiss. Tal reação é catalisada por Fe ou Cu e está representada a seguir:
H2O2 + O2-OH• + OH- + O2

        Além de serem formados durante a respiração celular, as espécies reativas do oxigênio também têm outras origens endógenas. Uma delas é a partir da ação dos leucócitos pelas seguintes reações:




        Na sequência de reações acima, há formação de peróxido de hidrogênio na segunda etapa, tal composto, por meio da reação de Haber-Weiss citada anteriormente pode dar origem a outro radical livre, o radical hidroxil.

        Bom, a partir de tudo que foi falado, já se pode ter uma ideia de como os radicais livres são formados... Só para não esquecer, um pequeno resuminho....


 É importante ressalatar que os radicais livre são moléculas muito importantes que contribuem para o funcionamento do organismo e não apenas desestabilizam moléculas causando a morte de células.

 Hoje descobrimos a respeito da origem desses compostos, no próximo post, explicarei um pouco mais sobre seu papel.... Até a próxima!


Por Carolina Saldanha


Referências Bibliográficas:


Um comentário: