terça-feira, 18 de setembro de 2012

O Controle do Ciclo Celular


O próximo tópico está relacionado com a regulação do ciclo celular. Já vimos em outras postagens que o ciclo celular apresenta uma importância imensa no envelhecimento, pois para que o corpo envelheça tardiamente é necessário que novas células sejam constantemente repostas. É nesse contexto que se insere a importância de métodos de reparações no ciclo celular, que garantem que possíveis erros no ciclo celular sejam concertados e que o pleno funcionamento do ciclo ocorra. Antes de abordar o controle do ciclo celular é importante dar uma introdução rápida sobre o ciclo celular.

O ciclo celular é composto por duas fases, a intérfase, em que a célula se prepara para a divisão, e a mitose, que é a divisão celular propriamente dita. Nessa postagens focaremos mais na fase da intérfase, que é quando o controle do ciclo ocorre. A interfase é composta por uma fase G1 que prepara a célula para a entrar na fase de duplicação do DNA, a fase S onde ocorre a duplicação e a fase G2 que prepara o organismo para entrar na mitose.

Uma das principais proteínas que atuam no ciclo celular, a p53, atua no ponto G1, anteriormente a duplicação do DNA. A proteína p53 atua na regulação negativa do ciclo celular, ou seja, inibindo que o processo ocorra. A proteína p53 geralmente se encontra na forma inativa, acoplada com a proteína mDm2. Quando o DNA é por alguma razão danificado, a proteína p53 se desliga da mDm2 e é fosforilada, levando a um aumento de sua concentração. A proteína p53 em elevadas concentrações ativa a transcrição de um gene codificador da proteína p21, que inibe proteínas CDKs imprescindíveis para a continuação do ciclo. Assim, a proteína p21 impede que o ciclo continue ate que o dano no DNA seja reparado, impedindo assim que danos maiores ocorram. As mutações na proteína p53 são as principais responsáveis pela multiplicação desregulado de células e a formação de tumores, que tendem a aumentar com a idade. No decorrer do envelhecimento, o corpo perde a sensibilidade da proteína p53 ao DNA danificado, o que facilita a ocorrência de erros e compromete o metabolismo celular.


Outro tipo de controle do ciclo celular se baseia na proteína pRb. Na passagem da fase G1 para a fase S, a proteína E2F, responsável pela produção de enzimas relacionadas com a síntese de DNA precisa estar ativada. Normalmente , porém, esta enzima se encontra na forma inativa, acoplada a uma proteína inibidora, denominada a proteína pRB. Como ocorre, então a ativação dessa enzima de importância imensurável? Ocorre com a ajuda do complexo CDK2/CE que fosforila e inativa as proteínas pRb, possibilitando que a E2F atue no ciclo e ele continue. Mutações no gene pRb podem ser passadas para a proteína traduzida, o que gera proliferação desenfreada e formação de neoplasias, que também aumentam com a idade.

Agora você sabe um pouco mais sobre a regulação do ciclo celular! Esperam que tenha gostado!
Postado por: Artur Burle

Bibliografia:
Fundamentos da Biologia Celular 3ª Ed. 2011 - Karen Hopkin; Dennis Bray; Bruce Albert 

Nenhum comentário:

Postar um comentário